Pular para o conteúdo principal

Vale Música celebra 25 anos no Espírito Santo com série de concertos gratuitos

Em comemoração aos seus 25 anos de atuação no Espírito Santo, o Projeto Vale Música preparou uma programação especial para o mês de outubro, que inclui o pré-lançamento de um álbum inédito e a realização de três concertos dos grupos de referência do projeto, acompanhados por convidados especiais.

As ações são totalmente gratuitas e têm patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura.

Vale Música Jazz Band no XXX Festival de Inverno, com regência de Tiago Veloso. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
Reconhecida como a mais antiga iniciativa de educação musical da Vale em atividade no Brasil, o Vale Música Espírito Santo é um dos pilares do Programa Vale Música, rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta por projetos musicais do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará, juntamente com as maiores orquestras do País.

“O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. Possibilita uma riqueza de experiências para os estudantes, que já participaram de turnês e grandes festivais de música e têm a oportunidade de explorar os diversos diálogos possibilitados pela música de concerto”, afirma o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.

Orquestra Jovem Vale Música em uma apresentação. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
Concertos com Mestrinho
A série de três concertos comemorativos terá início no próximo domingo (5), com o espetáculo “Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho”, às 17 horas, na Praia da Guarderia, em Vitória. 

No palco, a orquestra formada por ex-alunos do Projeto Vale Música e por alunos matriculados receberá o cantor, compositor e acordeonista sergipano Mestrinho, que tem forte ligação com a música nordestina e a MPB. Ao todo serão 50 músicos no palco, com faixa etária de 18 a 37 anos.

Segundo o maestro Lucas Anizio, o concerto foi idealizado pela coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, e tem como inspiração o disco “O Grande Encontro”, projeto musical que reuniu os artistas Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho para celebrar a riqueza da música nordestina.

Entre as 14 obras selecionadas para o concerto, destacam-se canções como Coração Bobo (Alceu Valença), Chão de Giz (Zé Ramalho), Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Barros), Dona da minha cabeça (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo) e o medley reunindo Banho de cheiro (Carlos Fernando) e Frevo Mulher (Zé Ramalho).

“A ideia é trazer a essência da nossa música raiz em forma de alegria, amor e muita emoção. Para abrilhantar ainda mais esse encontro, convidamos o Mestrinho, artista que vem se destacando no meio musical por sua sensibilidade e musicalidade baseada em raízes brasileiras”, explica o maestro Lucas Anizio.

Vale Música Jazz Band com regência do maestro Tiago Veloso. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
Os Garotin
No dia 15 de outubro, será realizado o concerto “Vale Música Jazz Band convida Os Garotin”, às 19h30, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, com regência de Tiago Veloso.

Formado por Léo Guima, Anchietx e Cupertino, o grupo Os Garotin é considerado uma revelação da música brasileira, navegando por diversos ritmos e gêneros musicais como o R&B, soul, MPB e pop. Em 2024, o grupo recebeu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

A seleção musical reunirá um pot-pourri de canções de Ed Motta e Tim Maia, representando a soul music brasileira, além de temas do maestro Nelson Ayres e do trombonista, compositor e produtor capixaba Joabe Reis.

Em seguida, a Vale Música Jazz Band e Os Garotin vão interpretar sucessos do grupo carioca, como Calor do Momento, Zero a Cem e Queda Livre

Para o maestro Tiago Veloso, o concerto “Vale Música Jazz Band convida Os Garotin” vai proporcionar o desenvolvimento dos educandos, na medida em que insere o grupo em um ambiente de criação profissional e colaborativo.

“Eles aprendem a adaptar seu estilo musical a um novo repertório, a trabalhar em equipe e a lidar com a dinâmica de uma performance ao vivo com artistas reconhecidos nacionalmente. A oportunidade de dividir o palco com um grupo que está em destaque na música atual oferece um aprendizado prático e uma vivência de palco inestimáveis”, destaca.

A regente Ludhymila Bruzzi. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
“Festa Brasileira”
Fechando a série de concertos, a Orquestra Jovem Vale Música vai apresentar o espetáculo “Festa Brasileira”, no dia 17 de outubro, às 19h30, no Parque da Cidade, na Serra.

Com regência de Ludhymila Bruzzi, o repertório vai demonstrar a diversidade de ritmos brasileiros, com sucessos do samba, pagode, forró, frevo, baião e da black music nacional, em arranjos para orquestra assinados por Calvin Sucena, Danilo Aguiar e Fabio Diamante.

Para esta apresentação, a Orquestra Jovem Vale Música vai contar com a participação de 27 integrantes de 12 a 25 anos de idade, em instrumentos de cordas, percussão e sopros.

A maestra Ludhymila Bruzzi conta que a proposta do concerto é celebrar o aniversário de 25 anos do Vale Música no Espírito Santo, reunindo grandes sucessos da cultura popular em arranjos sinfônicos.

“O programa valoriza ritmos brasileiros como o samba, pagode, axé e frevo, traduzindo para a linguagem orquestral músicas que fazem parte da memória afetiva e coletiva do povo, em uma grande festa musical, por isso o nome Festa Brasileira”, explica Ludhymila.

“Tinta Fresca”
Para coroar a programação de 25 anos do Vale Música, a partir de domingo (5) o público poderá conferir uma prévia do álbum Tinta Fresca, gravado pela Vale Música Jazz Band, por meio de uma parceria com o Estúdio de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Com regência dos maestros Eduardo Lucas e Tiago Veloso, o lançamento reunirá obras inéditas de compositores capixabas que transitam com desenvoltura pelo universo do jazz.

Entre as músicas que serão disponibilizadas no site do projeto estão Alma de gato, de Célio Paula; De manhã, de Roger Rocha; Havana café, de Alexandre Borges; Overture, de Everson Salazar; e Primeira dose, de Joabe Reis.

“O objetivo do projeto é valorizar e promover o reconhecimento dos talentosos compositores capixabas. As gravações buscam proporcionar uma experiência única de apreciação da criatividade musical local”, afirma o maestro Tiago Veloso.

Orquestra Jovem Vale Música durante apresentação. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
CONCERTOS VALE MÚSICA – 25 ANOS:
Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho
Regência: Lucas Anizio
Data e horário: 05/out (domingo), às 17h 
Local: Praia da Guarderia (Vitória)

Vale Música Jazz Band convida Os Garotin
Regência: Tiago Veloso 
Data e horário: 15/out (quarta-feira), às 19h30
Local: Parque Cultural Casa do Governador - Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha

Orquestra Jovem Vale Música - Concerto “Festa  Brasileira”
Regência: Ludhymila Bruzzi 
Data e horário: 17/out (sexta-feira), às 19h30
Local: Parque da Cidade - Rua Anchieta, Valparaíso, Serra

Pré-lançamento do álbum “Tinta Fresca”, do Vale Música Jazz Band na web
Regência: Eduardo Lucas e Tiago Veloso
Data: 5/out (domingo)
Com as canções “Alma de gato”, de Célio Paula; “De manhã”, de Roger Rocha; “Havana café”, de Alexandre Borges; “Overture”, de Everson Salazar; e “Primeira dose”, de Joabe Reis
Onde ouvir: Site do projeto

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #07

Os lançamentos da música capixaba em outubro de 2025

Peregrino das Artes colore muro de escola em Cariacica