Pular para o conteúdo principal

Vale Música ES se apresenta no maior festival de música de concerto da América Latina

Considerado um dos Grupos de Referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Camerata Jovem Vale Música vai se apresentar nesta semana no Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina.

A 52ª edição do festival acontece entre os dias 2 e 31 de julho, com programação artística e pedagógica dividida entre as cidades de Campos do Jordão e São Paulo.

Integrantes da Camerata Jovem Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
O concerto "Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Ricardo Mosca" será apresentado nesta quinta (28), às 20h30, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. No sábado (30), haverá nova apresentação, às 11 horas, na Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp.

O Festival de Campos do Jordão é promovido pela Fundação Osesp, pela Prefeitura de Campos do Jordão e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

 Tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon. O festival conta com o patrocínio da cerveja Baden Baden, da Sabesp e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Camerata
A Camerata Jovem Vale Música atua desde 2018 sob a regência do professor e maestro Lucas Anizio, e conta atualmente em sua formação com Lucas Anízio (violino 1 - spalla), Flávio Henrique (violino 1), João Margon (violino 1), Deivid Magalhães (violino 2), Samuel Cabidelle (violino 2), João Pedro Albernaz (violino 2), Marcos Vinicius (viola), Caique Tadeu (viola), Joyce Rodrigues (violoncelo), Júlia Castilhos (violoncelo) e Leonardo Rodrigues (contrabaixo acústico).

O conjunto é um dos frutos do Projeto Vale Música Espírito Santo. Entre suas principais apresentações estão a participação no Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, o Vagão Cultural e os Concertos Didáticos em escolas da rede municipal pública do Estado e no Museu Vale, entre outros eventos.

Serão duas apresentações na programação do festival. (FOTO: Fábio Prieto)
O concerto
O concerto "Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Ricardo Mosca" foi apresentado em outubro de 2019, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e em março de 2022, no Marien Calixte Jazz Music Festival, em Vitória. Os arranjos foram elaborados especialmente pelo violinista Ricardo Herz (SP), considerado um virtuose do instrumento e reconhecido por seu trabalho de integração do violino com a música popular.

Graduado em violino erudito pela USP, tendo aperfeiçoado seu conhecimento em escolas renomadas como a Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e o Centre des Musiques Didier Lockwood, na França, Ricardo Herz ganhou fama internacional pela técnica refinada com a qual mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.

Com 10 discos lançados, Herz desenvolve uma carreira-solo bem-sucedida, além de atuar como solista em orquestras de todo o país. O repertório preparado pelo violinista vai mesclar composições próprias, com arranjos de sua autoria para temas do folclore infantil brasileiro, gravadas nos discos Aqui é o meu Lá, Ricardo Herz para Crianças e Nova Música Brasileira para Cordas.

"Essas músicas do folclore infantil qualquer brasileiro, criança ou adulto, conhece. Isso mostra para todos como os instrumentos de cordas podem ser usados para diversas cores e humores. É um show para todas as idades, cheio de sensibilidade por um lado e muito vibrante por outro", adianta o violinista.

O violinista Ricardo Herz. (FOTO: Rogério von Krüger)
Formado em música popular pela UNICAMP, o baterista Ricardo Mosca (SP) tem especialização em bateria no Drummers Collective, em Nova Iorque, e no Musician Institute, em Hollywood (Califórnia).

O músico desenvolve projetos com o grupo Pau Brasil, Mani Padme Trio, Nelson Ayres Trio e Nelson Ayres Big Band, e já atuou ao lado de grupos e artistas como Monica Salmaso, Dori Caymmi, André Mehmari, André Abujamra, Ná Ozzeti e Luciana Mello, entre outros.

Para o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, a participação da Camerata Jovem Vale Música no Festival de Inverno de Campos do Jordão representa o reconhecimento do trabalho de formação musical e cidadã desenvolvido pelo Programa Vale Música junto às crianças, adolescentes e jovens capixabas.

"É uma honra ver os alunos do Programa Vale Música no maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina e, também, na Sala São Paulo, sede da Osesp. São momentos especiais como estes que evidenciam a importância desta rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e músicos de orquestras profissionais. Através desta conexão por meio da música, estes jovens ganham o mundo com experiências que os guiam em um caminho de novas possibilidades para o futuro", afirma.

Serviço
Apresentações do Vale Música Espírito Santo no Festival de Inverno de Campos do Jordão - Camerata Jovem Vale Música convida Ricardo Herz e Ricardo Mosca
Data: 28 de julho (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Auditório Claudio Santoro - Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880, Alto Boa Vista, Campos do Jordão (SP). Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Ingressos: entre R$ 50,00 e R$ 100,00.

Data: 30 de julho (sábado)
Horário: 11h
Local: Sala São Paulo (Sala de Concertos) - Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo (SP). Tel. (11) 3367-9500. 1.484 lugares. 

Atividades pedagógicas dos alunos do Vale Música ES: 
Data: 29 de julho (sexta-feira)
9h às 12h - Master Classes com músicos da Osesp (violino, viola, cello, contrabaixo, simultâneas, nas salas do Complexo Cultural Júlio Prestes); 
14h às 17h - Assistir ao ensaio da Orquestra do Festival / Visita Monitorada;
20h30 - Assistir ao concerto Orquestra da Osesp.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Linha do tempo da Chocolates Garoto