Pular para o conteúdo principal

Jornalista fala da produção de livro sobre a "Woodstock capixaba" em live nesta sexta-feira (4)

O jornalista capixaba Eduardo Maia fala sobre o Festival de Verão de Guarapari, em 1971, e a produção do livro Memórias da Liberdade – 50 Anos do Guaraparistock, que resgata a história do evento, em uma live na próxima sexta-feira (4), às 19h30, no Instagram da Editora Cândida.

Eduardo realizou uma cuidadosa pesquisa sobre o festival, que ficou conhecido como a "Woodstock capixaba". Como resultado, produziu um livro ricamente documentado, ainda inédito, sobre a ousadia de jovens que em plena Ditadura Militar se propuseram a realizar o festival.

O jornalista Eduardo Maia resgata a história do festival em livro. (FOTO: Erno Schneider/O Globo)
Em fevereiro de 2022, completaram-se 51 anos do Festival de Verão de Guarapari. O evento foi realizado entre os dias 11 e 14 de fevereiro de 1971, nas Três Praias, tendo recebido alguns dos nomes que estavam em auge na carreira na época.

Foi o primeiro festival de música a céu aberto, nos moldes do Woodstock, realizado no Brasil e na América Latina. Entre as atrações estavam os capixabas Aprígio Lyrio, e Cristina Esteves, a Cris Portela. Roberto Carlos estava na programação, mas não compareceu.

A inspiração para o festival em Guarapari foi o Festival de Woodstock, realizado em 1969, em Nova Iorque, nos Estados Unidos e que atraiu olhares da cultura mundial ao celebrar a paz, o amor, a música e a liberdade, com o público jovem, chamados de hippies.

No Espírito Santo, um grupo de jovens formado por Rubinho Gomes, Gilberto Tristão e Antônio Alaerte dos Santos, decidiu repetir o feito, no que acabou sendo um ato político de enfrentamento à Ditadura Militar, que na ocasião tinha como Presidente da República, o general Emilio Garrastazu Médici e governador do Estado,  Christiano Dias Lopes Filho.

Serviço
Live com o jornalista Eduardo Maia - Livro sobre o Festival de Verão de Guarapari
Data e horário: 4/mar (sexta-feira), às 19h30

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória