Pular para o conteúdo principal

Abertura da Festa da Criatividade tem debate sobre o futuro das políticas públicas voltadas para a cultura e economia criativa

Com a presença de diversas autoridades e representantes culturais, foi aberta na noite desta quinta-feira (10), a terceira edição da Festa da Criatividade, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), na Enseada do Suá, em Vitória.

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o secretário de Cultura do ES Fabrício Noronha. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
A Festa da Criatividade é realizada pela Secult-ES com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), que definiu a Economia Criativa como uma de suas prioridades. A abertura contou com a presença do governador Renato Casagrande; da vice-governadora Jaqueline Morais; do secretário de cultura do Estado, Fabrício Noronha; de Cristina Engel, diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); e Pedro Rigo, diretor do Sebrae-ES.

Na sequência ocorreu a primeira mesa de debate com o tema do evento "A Cultura de Volta para o Futuro", com os convidados Jandira Feghali (deputada federal/RJ); Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura do Brasil; Pablo Capilé, articulador do Mídia Ninja; e Ursula Vidal, Secretária de Cultura do Estado do Pará e ex-Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura; e mediação de Fabricio Noronha.

Os convidados debateram sobre o momento institucional das políticas públicas voltadas para a cultura, um exercício importante para planejar as ações que irão contribuir para a retomada da economia criativa brasileira.

Os convidados do primeiros debate do evento. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Jandira Faghali falou sobre o sucesso da Lei Aldir Blanc, criada na pandemia como um auxilio emergencial para os artistas e que foi fundamental para a cultura brasileira. "A Lei Aldir Blanc foi o ponto de virada. A vida ficou diferente depois da Lei Aldir Blanc. foi uma construção coletiva belíssima. A gente ainda não tem dimensão do que foi a Lei Aldir Blanc e do seu legado", destacou a Jandira Feghali.

Juca Ferreira, que foi Ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma, destacou os desafios do futuro da cultura neste que é um ano eleitoral. "O futuro ainda não está nas mãos. Vamos ter muito trabalho este ano. Nós da cultura temos que parar de colocar a cultura no centro de uma forma artificial. É a política que vai decidir. São os projetos de nação que vão decidir. E o nosso projeto de nação para colocar esse país no lugar tem que colocar a cultura no centro desse projeto, mas é política que vai decidir", afirmou, citando as eleições deste ano.

O evento ocorre de forma híbrida até o próximo sábado (12), com rodadas de negócios, debates, seminários, oficinas, palestras e apresentações musicais.

A abertura e o primeiro debate do evento foram no auditório central do Sebrae-ES. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)

Leia mais

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena