Pular para o conteúdo principal

Festa da Criatividade começa nesta quinta (10), em Vitória, com tema "A cultura de volta para o futuro"

Convidados locais, nacionais e internacionais compõem a programação da terceira edição da Festa da Criatividade. O evento acontece de forma híbrida entre esta quinta-feira (10) e sábado (12), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), na Enseada do Suá, em Vitória. As inscrições para participação presencial serão limitadas e gratuitas. Assista ao vivo pelo canal no YouTube da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-ES).

A atriz e escritora capixaba Elisa Lucinda participará de debate no sábado (12). (FOTO: Divulgação)
A Festa da Criatividade é realizada pela Secult-ES com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), que definiu a Economia Criativa como uma de suas prioridades. O evento técnico-científico faz parte do Projeto Hub Criativo coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult-ES, que está inserido dentro do programa ES+CRIATIVO, um programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado, elaborado em 2019.

A programação conta com rodadas de negócios, debates e seminário internacional. Entre os temas discutidos estão o estado de emergência cultural, os horizontes da retomada da cultura, criatividade e liberdade, enraizamento e transcendência, abordando o fortalecimento da ancestralidade e da diversidade cultural para estimular a criatividade. 

Nomes como Juca Ferreira (DF), Jandira Feghali (DF), Célio Turino (SP), Estrela Leminski (PR), Paula Lavigne (RJ) integram a programação.

O projeto Cultura em Toda Parte, através do Instituto Parceiros do Bem, promoverá oficinas, palestras, apresentações musicais e mostra de videoclipes. Confira a programação musical.


Programação completa
• 10 de março (quinta-feira)
- 19h - Abertura 
📍 Auditório Principal
Autoridades presentes:
> Renato Casagrande - Governador do Espírito Santo
> Fabricio Noronha - Secretário de Cultura do Espírito Santo
> Cristina Engel - Diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes)
> Pedro Rigo - Diretor do Sebrae

- 19h30 às 21h - Mesa 1 - A Cultura de Volta para o Futuro
📍 Auditório Principal - Link de inscrição
Vamos olhar para o passado, analisar o presente e partir para o futuro? Discutir o momento institucional das políticas públicas voltadas para a cultura é um exercício importante para planejar as ações que irão contribuir para a retomada da economia criativa brasileira. Como o Espírito Santo está inserido neste contexto tendo em vista, por exemplo, o Programa ES+Criativo e a criação da Lei Estadual de Cultura (LICC)? Quais estados conseguiram dar continuidade ao desenvolvimento das políticas culturais em relação às agendas parlamentares, às crises institucionais e à ausência do MINC? A Cultura de volta para o futuro!

Mediador: Fabricio Noronha
Convidados:
> Jandira Feghali - Deputada Federal/RJ
> Alice Portugal - Deputada Federal/BA e Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados
> Juca Ferreira - Ex-ministro da Cultura do Brasil
> Pablo Capilé - Mídia Ninja
> Ursula Vidal - Secretária de Cultura do Estado do Pará e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura

• 11 de março (sexta-feira)
- 10h às 12h - Roda de Negócio do setor da música - Abrafin (Pitching/Speed Meeting) 
📍 Sebrae.Lab  - Inscrições encerradas
Intercâmbio de produtores dos festivais mais inovadores do Brasil com os empreendedores da música capixaba para a troca de informações sobre o mercado do setor e para a geração de oportunidades para artistas e produtores capixabas, com a participação da ABRAFIN - Associação Brasileira de Festivais Independentes.

Mediadora: Rute Santos - Secult-ES
Convidados:
> Ivan Ferraro - Músico e produtor cultural
> Ana Morena Tavares - Combo Cultural Dosol
> Sara Loiola - Festival Yalodê
> Ana Garcia - Coquetel Molotov 
> Paulo Zé Barcelos - Morrostock/RS
> Vince Athayde - Commons e Zona Mundi
> Felipe Altenfelder - Midia Ninja
> Ivanna Tolotti - Jornalista, musicista e produtora cultural
> Estrela Leminski - Escritora
> Daniel Morelo - Formemus/ES
> Larissa Delbone - Festival de Vitória/ES


- 9h às 12h - 6º Seminário Sys.terna: Territórios e o desenvolvimento de base comunitária: experimentando leituras de Economia Criativa 
📍 Auditório Principal - Link de inscrição
O 6º Seminário Sys.terna, da Agência de Economia Criativa Experimental, tem o objetivo de provocar reflexões sobre a relação entre a Economia Criativa e o Desenvolvimento Sustentável dos territórios e terá a participação do professor pesquisador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade dos Açores (UAc), Eduardo José da Silva Tomé Marques, PhD em Serviço Social e Embaixador do Pacto Europeu para o Clima em Portugal. O seminário abordará a temática do desenvolvimento dos territórios, suas necessidades e possibilidades, oferecendo reflexões e experimentos que podem contribuir para políticas públicas que buscam solucionar questões locais a partir de um olhar comunitário.

Mediadores: Robson Malacarne - Professor do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | Orlando Lopes Albertino - Professor Universidade Federal do ES
Convidados:
> Eduardo José Silva - UAC/ Portugal
> Latussa Monteiro - Instituto Jones dos Santos Neves
> Leonardo Bis - pesquisador, consultor e professor


- 14h30 às 16h30 - Rodada de Negócios da Licc
📍 Sebrae.Lab  - Inscrições encerradas
Produtores e empreendedores culturais se encontram com empresas interessadas em incentivar projetos culturais da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), e também tiram dúvidas sobre o primeiro ciclo de patrocínio do Espírito Santo.

Mediadora: Rute Santos
Empresas:
Cintia Coelho - ES GÁS 
Maria Luiza Morandini - EDP 
Adriana Denadai - Águia Branca 
Jennifer Coronel - Arcelor
Victor D`Almeida - OI

- 16h às 18h - Mesa 02 - Estado de Emergência Cultural
📍 Auditório Principal Sebrae - Link de inscrição
Quais são os mecanismos mais eficientes para reverter o estado de emergência cultural provocado pela pandemia? Na perspectiva para 2023, cada estado apresenta sua estratégia de desenvolvimento para a economia criativa. No Espírito Santo, o ecossistema de inovação ganha força por meio de iniciativas culturais, a exemplo do Projeto Hub Criativo, do convênio realizado entre a Secretaria de Cultura e o Sebrae e, também, da criação de uma plataforma de marketplace para ampliar os canais de negócio dos setores criativos. Além disso, como pensar a transversalidade e a interseccionalidade como catalisadores do processo de retomada da economia da cultura?

Mediador: Marcelo Ferreira - Canal Emergência 
Convidados:
> Ivana Bentes - Ensaísta, professora, curadora e pesquisadora acadêmica
> Célio Turino - Escritor e Pesquisador
> Alexandre Santini - Sub-Secretário de Cultura de Niterói
> Márcio Tavares - Comitê Paulo Gustavo 

- 19h às 21h - Mesa 03 - Enraizamento e transcendência: Fortalecimento da ancestralidade e da diversidade cultural para estimular a criatividade
📍 Auditório Principal Sebrae - Link de inscrição
O fortalecimento da ancestralidade e da diversidade cultural é um grande estímulo à criatividade. Por meio de uma perspectiva filosófica e epistemológica, é possível apresentar outras formas de vida e organização social que podem ressignificar o lugar da inovação. Arte indígena, afrofuturismo, povos tradicionais, budismo, religiões de matriz africana são reunidos em uma única mesa para olhar para o passado e encontrar o futuro.

Mediador: Priscila Gama - ativista e empreendedora social
Convidados:
> Daiju San - Abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem
> Cacique Marcelo Wera Djekupe - Educador Indígena
> Ailton Krenak - Filósofo e escritor

• 12 de março (sábado)
- 10h às 12h - Mesa 04 - Inovação e Territórios 
📍 Auditório Principal Sebrae - Link de inscrição
Qual seria a configuração ideal de um ecossistema de inovação? Hubs, centros culturais, arranjos produtivos, distritos criativos, museus, políticas setoriais. Esta mesa pretende discutir ambientes de inovação institucionalizados e também a formação de territórios criativos. Como integrar esses ambientes e promover encontros entre a cadeia produtiva da economia criativa e os setores da indústria, serviços, comércio e terceiro setor?

Mediador: Renato Tannure
Convidados:
> Alfredo Manevy - Mídia Ninja
> Victor D'Almeida - Oi Futuro
> Ivan Ferraro - Músico, produtor cultural, diretor da empresa Midiamix
> Júlia Caiado - Global Touch 
> Luiz Toniato - Sebrae ES

- 16h às 18h - Mesa 5 - Os primeiros a parar... e o horizonte da retomada 
📍 Auditório Principal Sebrae - Link de inscrição
Produtores de festivais nacionais se encontram para debater a retomada dos eventos culturais no cenário pós-pandêmico, com a contribuição da ABRAFIN - Associação Brasileira de Festivais Independentes.  

Mediadora: Simone Marçal - Gestora Cultural
Convidados:
> Ana Morena Tavares - Diretora do DoSol
> Sara Loiola - Festival Yalodê
>Ana Garcia - Coquetel Molotov
> Paulo Zé Barcelos - Morrostock
> Vince Athaíde - Commons e Zona Mundi
> André Felix - Cineasta
> Nésio Fernandes - Secretário de Saúde do ES

- 19h às 21h - Mesa 6 - Criatividade e Liberdade (MOBILE + 342) 
📍 Auditório Principal Sebrae - Link de inscrição
Arte, ativismo e liberdade de expressão artística e cultural serão debatidos como aspectos contemporâneos da criatividade. Assuntos de interesse social e o enfrentamento das problemáticas relacionadas à sustentabilidade performam na dinâmica transformação sociocultural.

Mediadora: Carol Ruas -  Sub-Secretária da Cultura ES
Convidados:
> Dríade Aguiar - Mídia Ninja
> Guilherme Varella - Movimento Mobile
> Paula Lavigne - 342 Artes
> Elisa Lucinda - Atriz e escritora

Programação do Cultura em Toda Parte (Oficinas e palestras) 
• Oficinas
> 10 e 11 de março (quinta e sexta) - 9h-12h
Preparação de projetos musicais para pitch
📍 Salas Multiuso - Inscrições encerradas
Oficineiro: Amaro Lima

> 10, 11 e 12 de março (quinta, sexta e sábado) - 10h-12h
Cobertura colaborativa e midiativismo
📍 Salas Multiuso - Inscrições encerradas
Oficineira: Dríade Aguiar (Midia Ninja)

• Palestras
> 11 de março (sexta-feira) - 14h-15h
"Economia da Cultura e Empreendedorismo Criativo"
Inscrições encerradas
Palestrante: Bianca Sperandio

> 12 de março (sábado) - 14h-15h
"Criatividade: o que inspira suas ideias?" 
Inscrições encerradas
Palestrante: Victor Mazzei

Comentários

Mais lidas

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho