Pular para o conteúdo principal

A história se repete: Depois de Magro em Vila Velha, Mano Feijó denuncia abordagem violenta de guardas em Cariacica

Depois de Magro, do Solveris, em 12 de janeiro, em Vila Velha ter sofrido uma abordagem truculenta da guarda municipal da cidade, reportada com exclusividade pelo portal O Melhor da Música Capixaba, o rapper Mano Feijó também denunciou uma abordagem violenta de agentes da Guarda Municipal de Cariacica, ocorrida na última terça-feira (1º).

O rapper e produtor cultural Mano Feijó. (FOTO: Arquivo pessoal)
Ernauro Santos Feijó, 38 anos, que também é produtor cultural e nome conhecido da cena do rap capixaba, contou que foi colocado no chão, algemado e detido pelos agentes porque resistiu a uma abordagem que considerou desnecessária e injusta.

O artista denunciou o caso em suas redes sociais. "Tenho costume de andar a pé e gosto. É um costume meu. Fui ao banco por volta de 12 horas. Fui sacar o dinheiro e vim andando. Passei no restaurante, almocei e estava vindo para casa", disse em uma live.

O caso ocorreu na altura da entrada do bairro Vasco da Gama, quando os guardas o abordaram. "Quando eles vieram eu parei e conversei com eles e perguntei qual seria o motivo da abordagem. Eles vieram pra cima de mim de uma forma mais ríspida e quando fizeram movimento mais brusco corri, por cerca de 100 metros, em direção a uma rua mais movimentada e busquei ajuda no restaurante de um amigo", afirmou Feijó.

E continuou. "Já aconteceram várias coisas, do policial pisar na minha cabeça, ficar passando a mão na minha cintura. Isso lá no passado. Já aconteceu comigo. Não estava com nada, nada ilícito. Não ando armado. A gente não precisa andar armado. Nossa arma é a nossa palavra e o nosso microfone. Só fiquei com medo de ir pra algum lugar e ser acusado de algo que não fiz".

Mano Feijó disse ainda que foi detido por volta 13h30 e só foi liberado às 23 horas do mesmo dia. O produtor cultural afirmou que passou por um exame de corpo de delito, e que vai procurar seus direitos sob orientação de seus advogados.

O que dizem as autoridades
Por nota, a Guarda Municipal de Cariacica disse que estava realizando um ponto-base na rotatória do bairro Vasco da Gama, num local conhecido pelo intenso tráfico de drogas, e observou "que um indivíduo portando uma pochete presa a cintura, ao ver a presença dos agentes, demonstrou nervosismo".

Suspeitando que ele estivesse armado, os agentes optaram pela abordagem. A guarda afirma que Feijó "demonstrou resistência passiva e não obedeceu às ordens dos agentes". Ainda de acordo com a Guarda, ele saiu do local da abordagem, foi acompanhado, detido e conduzido até a 4ª Regional em Cariacica pelo crime de resistência e desobediência, para apreciação do delegado de plantão.

"A Guarda Municipal de Cariacica preza pelos Direitos e Garantias Fundamentais das Pessoas e não concorda com práticas discriminatórias. Toda ação foi filmada e gravada pelo videomonitoramento da Prefeitura Municipal de Cariacica e poderá ser enviada a autoridade policial, quando solicitada", diz outro trecho da nota.

Também em nota, a Polícia Civil disse que o rapper foi ouvido e liberado após a autoridade policial entender que não haviam elementos suficientes para lavrar auto de prisão em flagrante.

Caso em Vila Velha
O cantor Magro, do grupo Solveris, disse em postagens nos Stories do Instagram ter sido alvo de uma abordagem truculenta por parte de agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, na Praia da Costa, na tarde de 12 de janeiro.

O artista afirmou que estava lendo um livro no momento da ação. "Estou tranquilão, de boa e na minha, lendo um livro e tenho que passar por esculacho de guarda municipal. Fico indignado com a falta de preparo mesmo", disse, num trecho dos stories.

Magro chegou a marcar as redes sociais da Guarda Municipal e do prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, na publicação. "Tem que fazer o trabalho deles, beleza, mas chega numa boa e na moral: 'E aí amigo, e aí cidadão, posso te revistar?'. Não precisa chegar com xingamento", pediu o capixaba.

A Prefeitura de Vila Velha foi demandada sobre a ocorrência e como são feitas as abordagens pelos agentes da Guarda Municipal na cidade, mas não respondeu os questionamentos do OMMC.

Leia mais

Imagens na internet mostram abordagem a Mano Feijó. (FOTO: Reprodução)

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos