Pular para o conteúdo principal

Diversidade cultural e história marcam desfile em Vila Velha

Um espetáculo de cores, criatividade, elementos históricos e muita cultura marcou o desfile cívico-militar em comemoração aos 484 anos de história do Solo Espírito-Santense e pelo aniversário de Vila Velha, nesta quinta-feira (23), no Centro da cidade canela-verde. 

Cerca de 15 mil pessoas acompanharam o evento, mais de 11 mil em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Vila Velha e aproximadamente 4 mil de forma presencial.

Milhares de crianças e adolescentes das escolas municipais participaram do desfile, em Vila Velha. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Antes do desfile, o governador Renato Casagrande passou em revista às tropas da Polícia Militar. Na sequência, autoridades políticas e militares do município e do Estado participaram do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vila Velha. 

Logo após, o fogo simbólico, que na quarta-feira (22) foi transposto do Palácio Anchieta - sede do Governo do Estado, em Vitória - para a Prainha, chegou à Praça Duque de Caxias pelas mãos do surfista Krystian Kymerson. 

Posteriormente o chefe do Poder Executivo estadual assinou, com o prefeito Max Filho, o decreto que estabelece, nesta quinta-feira (23), como a Capital capixaba. 

"Vila Velha merece todas as celebrações. A cidade é berço do Espírito Santo e exerce papel de protagonista no Estado", afirmou Max Filho, que estava ao lado do governador Renato Casagrande.

Quatro helicópteros do Notaer abriram o desfile cívico-miltar em Vila Velha. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC) 
A novidade deste ano ficou por conta da abertura, quando quatro helicópteros sobrevoaram a Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro, onde ocorria o desfile cívico-militar. 

As aeronaves são do Núcleo de Operações do Transporte Aéreo (Notaer) da Policia Militar e, perfiladas, encantaram adultos e crianças. Desfilaram as Policias Civil e Militar, o Exército Brasileiro, os aprendizes da Marinha (EAMES), o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Vila Velha, os guarda vidas e a Defesa Civil.

Após a apresentação das forças armadas, 28 escolas da rede municipal de educação, com um total de 1,2 mil alunos, desfilaram. Com o tema “Capixaba, muitas culturas, uma história”, foram homenageados 17 municípios. 

Para o desfile, os estudantes pesquisaram a história de cada cidade e identificaram aspectos da cultura, da história, da economia e das belezas naturais que marcam cada uma delas.

As ferrovias, a estação Pedro Nolasco, os índios de Aracruz, o morango de Domingos Martins, além do mármore de Cachoeiro de Itapemirim tiveram espaço no desfile. Na hora de Vila Velha, os estudantes destacaram a história de Vasco Coutinho, o Convento de Penha e o congo. 

“Apresentamos um desfile multicultural, no qual a diversidade foi a principal característica. Foi uma bela celebração, pois a cidade merece todas as homenagens”, enfatizou o secretário de educação de Vila Velha, Roberto Beling.

Também desfilaram no Centro, representantes dos diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), o Grupo Escoteiro Barão do Teffé e representantes do polo da Universidade Aberta de Brasil, com sede na Prainha de Vila Velha. 

Diversas autoridades acompanharam o desfile do palanque: membros do Governo do Estado, Prefeitura de Vila Velha (secretários e subsecretários municipais), deputados estaduais, além de vereadores. O prefeito de Viana, Gilson Daniel, também prestigiou o evento.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC