Pular para o conteúdo principal

Concurso de exposição de pinturas sob o olhar dos povos indígenas em Vila Velha

O Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV) elegeu 2026 como ano importante para revisar a visão histórica europeia da colonização da Capitania do Espírito Santo. 

Uma outra visão diferente de contar nossa história. Para isso está sendo considerada, de maneira essencial, a perspectiva sob o olhar e sentimentos dos povos originários que aqui estavam e dos negros escravizados que vieram depois.

"Olhares Indígenas": concurso de artes indígenas e exposição. (FOTO: Divulgação/IHGVV)
Segundo o presidente da entidade, o historiador Luiz Paulo Rangel, ambos são fundamentais para a cultura e formação da nossa gente, influenciando costumes, a língua, a alimentação e o desenvolvimento das terras capixabas, do nosso estado do Espírito Santo.

Com essa visão e objetivo, o IHGVV lançou edital de chamamento para concurso de artes indígenas e exposição, com inscrições no página do instituto até 3 de março, para os artistas que queiram expressar sua perspectiva do olhar dos povos que aqui estavam quando da chegada dos portugueses, na atual Prainha de Vila Velha, aos pés do Morro do Convento da Penha.

Também fará parte dessa exposição “Olhares Indígenas”, a releitura do painel em exposição no museu Casa da Memória, “A Chegada”, pintura do artista canela-verde Rodolpho Valdetaro, agora com olhares sob o ponto de vista dos povos originários que aqui viviam.

Pesquisas estão sendo realizadas pelo IHGVV em conjunto com um importante grupo de pesquisadores indianistas, quase todos com DNA indígena, e também com estreito contado com grupos indígenas de Aracruz, para pesquisas e estudos visando a reescrita e aprimoramento dessa nossa história.

A exposição “Olhares Indígenas” terá abertura à visitação no mês de maio dentro dos festejos do aniversário de Vila Velha, que completará 491 anos.

O projeto é uma realização do IHGVV, recursos da lei de incentivo Aldir Blanc, Funcultura, Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com apoio da Prefeitura de Vila Velha.

Comentários

Mais lidas

Semana do Cinema terá ingressos custando R$ 10 e R$ 12 na Grande Vitória

Trilha sonora de fevereiro: “Carnaval”, de Gabriela Moulaz, foge dos clichês tradicionais da folia

Música e esporte: Rapper Alex Emissário se aventura em time de futebol americano do ES