Pular para o conteúdo principal

Cariacica oficializa Plano Municipal de Turismo como lei para nortear o setor pelos próximos 10 anos

Cariacica deu um passo estratégico para consolidar seu potencial turístico com a transformação do Plano Municipal de Turismo em lei. 

A medida coloca o município em um patamar de destaque no Espírito Santo, sendo um dos poucos do Estado a possuir um planejamento de longo prazo devidamente aprovado por legislação.

Cariacica Sede vista do alto: medida foi publicada no Diário Oficial do município. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Cariacica)
Elaborado de forma participativa dentro do Programa Fortalece Turismo, uma parceria entre o Sebrae/ES e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), o documento é fruto de um trabalho coletivo que envolveu mais de 40 pessoas, entre empresários, lideranças locais, poder público e comunidade.

O plano foi construído com a proposta de pensar o presente e preparar o caminho para o desenvolvimento turístico da cidade na próxima década. Com uma visão estratégica de dez anos, o texto norteia ações que visam fortalecer o setor e destacar os principais atrativos de Cariacica, como suas áreas de preservação ambiental, trilhas ecológicas, patrimônio histórico e cultural, além da gastronomia, festas tradicionais e sua localização estratégica. 

Essa nova estrutura legal é considerada um grande diferencial perante o Estado e o Ministério do Turismo, pois oferece respaldo jurídico para a execução de políticas públicas e garante que os projetos tenham continuidade independentemente de gestões.

Além de organizar o crescimento do setor, a nova lei aumenta o poder de acompanhamento da sociedade sobre a execução das metas previstas. 

"Transformar nosso plano em lei é, acima de tudo, valorizar a identidade de Cariacica. Essa lei garante que o cuidado com o nosso patrimônio e com as nossas belezas naturais seja permanente", afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Lúcia Dornellas.

Comentários

Mais lidas

Semana do Cinema terá ingressos custando R$ 10 e R$ 12 na Grande Vitória

Trilha sonora de fevereiro: “Carnaval”, de Gabriela Moulaz, foge dos clichês tradicionais da folia

Música e esporte: Rapper Alex Emissário se aventura em time de futebol americano do ES