Pular para o conteúdo principal

Estúdio Escola de Animação (RJ) lança curso gratuito voltado para jovens da Grande Vitória

Pela primeira vez no Espírito Santo, o Estúdio Escola de Animação abre inscrições para sua formação gratuita em animação, voltada para jovens de 16 a 24 anos, residentes na Grande Vitória, que gostam de desenhar e desejam desenvolver habilidades técnicas e criativas para o mercado da animação.

Instrutor com alunas em edição do curso no ano passado no Rio de Janeiro. (FOTO: Lucas Linhares)
Após anos de escuta ativa e planejamento, o Estúdio Escola realiza sua primeira edição fora do Rio de Janeiro, ampliando seu impacto positivo e compromisso com a formação profissional de novos talentos.

A expansão para a Grande Vitória responde a uma demanda recorrente de pessoas interessadas no universo da animação e às movimentações do setor criativo, e se concretiza graças ao patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).

A formação é completamente gratuita e ainda oferece lanche e transporte nos dias das aulas.  As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (15) pelo site do programa, onde também está disponível o regulamento completo.

Com metodologia estruturada a partir da simulação de um estúdio profissional, o curso promove uma experiência imersiva, na qual os alunos  aprendem na prática enquanto desenvolvem coletivamente um curta-metragem autoral, utilizando o software Toon Boom, referência mundial na área.

Estudantes podem ter oportunidades no setor criativo após o curso. (FOTO: Lucas Linhares)
Ao longo de seis meses, os estudantes vivenciam todas as etapas da produção, do roteiro à finalização, aprimorando suas técnicas de desenho, explorando ferramentas tecnológicas avançadas, ampliando seu repertório artístico e desenvolvendo habilidades socioemocionais essenciais para o trabalho em equipe e para o mercado de trabalho.

Ao final da jornada, esses jovens se conectam a uma rede de ex-alunos e profissionais da animação, consolidando vínculos e ampliando suas oportunidades no setor criativo.

Para Zé Brandão, diretor criativo do Estúdio Escola de Animação e sócio-diretor do Copa Studio - um dos correalizadores da iniciativa, ao lado da Baluarte e da Atrom Produções -, o projeto é um investimento direto no potencial criativo do País.

“O segmento de animação tem crescido muito no Brasil, e isso é fruto do investimento em novos talentos. Um curso como o Estúdio Escola fomenta o surgimento desses profissionais e sua inserção no mercado de trabalho. Estamos muito felizes em iniciar essa nova etapa no Espírito Santo, onde certamente encontraremos novos talentos da animação”, destaca.

Reconhecimento
A chegada do projeto ao Estado também celebra o fortalecimento do setor de animação capixaba, que vem conquistando reconhecimento internacional.

Recentemente, a série Irmão do Jorel - criada pelo capixaba Juliano Enrico - venceu o Prêmio Quirino de Melhor Série Ibero-Americana de Animação. Em 2024, Acorda, Carlo!, também de Juliano, foi indicada ao Emmy Internacional.

“Trazer esse conhecimento para o Espírito Santo e proporcionar que mais capixabas possam trabalhar com criatividade na indústria do entretenimento é a multiplicação de um sonho que começou há 10 anos, com a estreia do Irmão do Jorel na TV, e uma retribuição para essas pessoas e lugares que tanto nos deram inspiração”, afirma Federico Nicolai, coordenador da Atrom Produções e supervisor criativo das duas séries.

“Essa expansão é fruto de um compromisso de longo prazo com a inclusão produtiva e a valorização da criatividade dos jovens brasileiros. O Espírito Santo passa agora a integrar essa trajetória, que já revelou centenas de talentos. A chegada à Grande Vitória só foi possível graças à parceria da EDP e ao reconhecimento da importância da cultura como vetor de desenvolvimento”, afirma Paula Sued, sócia-diretora da Baluarte.


Aluno durante o curso em edição anterior. (FOTO: Lucas Linhares)
Com 13 anos de atuação no Rio de Janeiro, o Estúdio Escola se consolidou como referência na qualificação de jovens para o setor audiovisual.

São mais de 480 jovens capacitados - 40% deles já inseridos no mercado de trabalho, 47 curtas-metragens produzidos, participação em 71 festivais nacionais e internacionais e o reconhecimento do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, por sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Emprego Decente e Crescimento Econômico).

A edição capixaba do Estúdio Escola de Animação conta com o patrocínio da EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do governo do Estado.

Tem parceria institucional com a canadense Toon Boom Animation e o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). No Espírito Santo, o projeto é uma correalização da Baluarte, Copa Studio e Atrom Produções.

Serviço
1ª edição do Estúdio Escola de Animação (RJ) em Vitória - curso profissionalizante gratuito de animação
Público-alvo: jovens de 16 a 24 anos, em busca de formação profissionalizante, que saibam desenhar e que sejam residentes nos municípios da Grande Vitória (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vitória, Vila Velha e Viana)
Inscrições: até 15/jun (domingo)
Número de vagas: 30
Duração do curso: seis meses (lanche e transporte nos dias das aulas)
Realização no Estado: Baluarte, Copa Studio e Atrom Produções
Patrocínio: EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado
Parceria institucional: Toon Boom Animation, referência mundial em softwares de animação
Apoio: Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA)

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória