Pular para o conteúdo principal

Capixaba lança projeto que une música e ioga para crianças e adolescentes

O projeto Expresso Sonoro, idealizado pelo professor capixaba Lucas Eller, músico e instrutor de ioga, leva ao público a série de apresentações chamada “Unidade na Diversidade”.

A atividade é direcionada aos institutos que trazem como público-alvo crianças e adolescentes participantes de projetos sociais nas cidades de Vitória, Aracruz e São Mateus. Os encontros consistem em dinâmicas de participação ativa do público e conduzidas de forma musical.

Lucas Eller é professor, músico e instrutor de ioga. (FOTO: Lucas Majestoso)
A prática envolve o uso do corpo e da voz como ferramentas de conexão e expressão. Para os interessados na experiência, nesta quarta-feira (6), às 19 horas, acontece aula aberta no YouTube.

As localidades escolhidas para a apresentação musical também refletem a trajetória de engajamento social do artista, que se preocupa com distintos cenários de desigualdade social e descriminação.

Durante o mês de outubro, a ONG Secri (Vitória), Centro Cultural Araçá (São Mateus), Instituto Luiz Braille (Vitória) e Projeto Girassol (Aracruz) receberam a visita do músico.  A iniciativa foi contemplada no Edital de Difusão Musical - Circulação Estadual (2023), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

O projeto consiste em uma vivência que revela o poder do som como ferramenta de autoconhecimento e expressão coletiva. Tem como objetivo ampliar a conexão consigo, com o outro e com o grupo por meio de uma abordagem lúdica.

Já o formato concerto-prática surge em 2024 e inclui dinâmicas inspiradas nos jogos teatrais nas quais o público assume o protagonismo e, ao mesmo tempo, permite ser conduzido pela música e pelos sons.

“Trata-se de uma meditação ativamente divertida que nos lembra a importância de levar a brincadeira (o jogo) a sério - ao invés de ficar tão sério que não se permite brincar. O projeto une o desejo de estar no palco, a vontade de fazer som, a condução da prática de yoga e o divertimento dos jogos teatrais. Músicas autorais e inéditas estão no repertório do show. Cada música com uma dinâmica diferente, de participação ativa do público.”, explica Lucas Eller.

A equipe do projeto é formada por Lucas Eller (voz e violão), por Um Corpo Só (direção criativa, figurino, palco e iluminação), Camila Ho (design), Gabriel Bebici e Ton Lopes (técnico de som), Aline Moura (fotografia) e Elizabeth Matos Ribeiro (intérprete de libras) e André Forechi (produção executiva).

Lucas Eller durante apresentação: responsável pelo projeto Expresso Sonoro. (FOTO: Lucas Majestoso)
Conheça Lucas Eller
Capixaba e professor de ioga com mais de 10 anos de atuação em escolas, empresas e instituições, Lucas Eller é também músico e estudante de ioga do som, na Escola Nāda Brahman Internacional.

Atuou nos projetos Orquestra Pop & Jazz - Ifes, Homenagem aos Meus Heróis (Allan Eller), Coro Cênico Sesc Glória, Banda Pura Vida, Ferna Jazz (Santa Jazz) e Prato da Casa Festival. Trabalhou como instrutor de ioga no Núcleo Varanasi de Shivam Yoga, Duetto, Narayan, ONG Secri - Serviço de Engajamento Comunitário, além de sessões ao ar livre no programa Yoga na Praia e na Jequitibá Residência Assistida.

Leciona na Escola Monteiro (Fund II e Ensino Médio) e Madan Educação (Pré Vestibular) e inaugura seu movimento como professor e artista de yoga do som. Lança seu primeiro álbum “Unidade na Diversidade”, em 2024.

Serviço
“Unidade na Diversidade” - Prática de ioga e música
Data e horário: 6/nov (quarta-feira), das 19h às 20h30
Classificação indicativa: livre
Sessão aberta ao público
O link será disponibilizado nas mídias sociais do Expresso Sonoro e do professor Lucas Eller

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória