Pular para o conteúdo principal

Aulas gratuitas de dança afro são oferecidas em espaço cultural de Vitória

O projeto “Corpo Afro”, do Coletivo Emaranhado, entra em sua sétima edição com inscrições gratuitas para interessados em aprender modalidades da dança afro: Jazz Afro Dance, Dança Afro e Dança Afro-contemporânea.

Às terças e quintas-feiras, as aulas acontecem no Espaço Cultural Emaranhado, localizado no Bairro de Lourdes, em Vitória, de 18 às 21 horas. Com classificação etária a partir dos 18 anos, sem necessidade de experiência em dança.

O projeto oferece aulas gratuitas. (FOTO: Divulgação)
“As oficinas contribuem para que a arte negra seja continuamente trabalhada no estado do Espírito Santo, apenas o Museu Capixaba do Negro – Mucane oferta oficinas de dança afro na Grande Vitória, com este trabalho conseguimos fomentar a produção de dança negra e apresentar a comunidade novas percepções de dança”, conta Maicom Souza, um dos responsáveis pelo Coletivo Emaranhado e pelas aulas de dança.

As oficinas “Corpo Afro” são um caminho que o coletivo encontrou para a manutenção da sua ancestralidade negro-africana, uma oportunidade de ampliar os horizontes da dança negro-brasileira no Espírito Santo.

Pensadas para ser um resgate da ancestralidade africana, as oficinas proporcionam aos participantes a possibilidade de dialogar sobre os afetos ancestrais afrodiaspóricos por meio do movimento corporal.

O coletivo
O Espaço Cultural foi inaugurado em 3 de outubro de 2022, o Coletivo Emaranhado oferta aulas gratuitas de dança negro-brasileira para a comunidade da Grande Vitória.

O projeto coleciona uma trajetória de muitas conquistas, como o Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), no ano de 2018.

Agora, em sua sétima edição, entre fevereiro e outubro de 2023 serão oferecidas três modalidades de dança (afro, jazz afro dance e afro-contemporâneo), as inscrições são gratuitas e o critério de seleção é a ordem de inscrição.

Este projeto é realizado em parceria com a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás), realização do Coletivo Emaranhado, Bule, Lei de Incentivo à Cultura Capixaba - LICC e Secretaria do Estado de Cultura (Secult-ES).

Serviço
Oficina de dança “Corpo Afro”
Data: 7/fev a 19/out (terças e quintas-feira)
Horário: 18h (jazz afro dance); 19h (dança afro); 20h (dança afro-contemporânea)
Classificação: Livre
Público-alvo: acima de 18 anos
Duração: 1h 
Capacidade: 40 pessoas por turma
Local: Emaranhado Espaço Cultural - Rua Dr. Lauro Faria Santos, 103, Bairro de Lourdes, Vitória

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos