Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado anuncia reforma do Teatro Municipal de Vila Velha

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (7), a reforma do Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna, em Vila Velha. O governador Renato Casagrande comunicou a publicação do edital. Toda a revitalização do espaço, que prevê mudanças internas e externas, vai custar quase R$ 2,3 milhões. 

Teatro Municipal de Vila Velha, em foto de arquivo. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, a obra é considerada de grande porte, já que compreende reformas em toda a estrutura do teatro. O equipamento tem quase 800 metros quadrados de área construída e passará por ajustes e adaptações importantes, como normas de acessibilidade e manutenções corretivas, já que a edificação é muito antiga.

O Teatro Municipal será contemplado com rampas de acesso, plataformas elevatórias, banheiros acessíveis, substituição de esquadrias das fachadas, dos revestimentos de piso e paredes em todo o ambiente, além da instalação de novos guarda-corpos, corrimãos, novo sistema de climatização e toda a parte elétrica, finalizando com a reforma e pintura de revitalização geral.

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) conta com uma equipe especializada nos trabalhos de revitalização do teatro, que tem um amplo estudo para a obra com objetivo de manter as características originais e históricas do prédio. 

Segundo o diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto "o Teatro Municipal de Vila Velha carrega muita história e até já foi sede da Prefeitura. É um grande patrimônio cultural da população capixaba que merece ser valorizado".

Reforma e reabertura em 2016
Em 13 de maio de 2016, o Teatro Municipal foi reaberto após passar uma outra reforma. Na época o valor total da reforma foi de R$ 412 mil. O local estava fechado desde 2011.

Leia mais

O teatro
Localizado na Praça Duque de Caxias, no Centro do município canela-verde o Teatro Municipal Elio de Almeida Vianna foi inaugurado em 1960. O projeto da construção na época foi do próprio Elio, pioneiro da arquitetura moderna no Espírito Santo, e que faleceu em 12 de novembro de 2009, aos 88 anos.

O teatro inicialmente foi a sede da prefeitura, e em 1992 passou a funcionar como um espaço cultural. De estilo italiano, o local tem capacidade para 300 espectadores e abriga ainda a Galeria de Arte Eugênio Pacheco de Queiroz, que já recebeu diversas exposições.

Comentários

Mais lidas

Edição especial do movimento Vinil Urbano em Pedra Azul neste sábado

Colunas Cultura Plural

Agenda Capixaba #07