Pular para o conteúdo principal

148 anos de muita história no Farol de Santa Luzia

O Farol de Santa Luzia completa neste sábado (7), 148 anos de fundação. Inaugurado por Dom Pedro II, fica localizado na Praia da Costa, e tem vista privilegiada da Baía de Vitória.

A histórica estrutura, um dos pontos turísticos mais visitados do Estado, atualmente recebe visitantes que vem de diversas partes do Estado, do país e até do mundo.


Farol de Santa Luzia recebe visitantes de todas as partes do mundo. (FOTO: Marcos Fernandez)
Segundo a universitária Rafaela Marvila, de 27 anos, que é de Marataízes, no Sul do Espírito Santo, os capixabas devem explorar e divulgar mais as belezas locais. 

"Além de trazer a história incrível de nosso Estado, nos encanta e traz paz. O som do mar, e o canto dos pássaros. O visual é fantástico. O Espírito Santo é lindo. Não só de moqueca deveríamos ser lembrados", conta, em êxtase.

De acordo com Jairo Santos, coordenador do Farol de Santa Luzia, o local tem recebidos turistas de países a exemplo de Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Noruega, Suíça, Rússia, Austrália, Estados Unidos. 

"Nos últimos 10 meses, pessoas de 44 países dos cinco continentes visitaram o Farol. E nesse mesmo período, passaram pelo ponto turístico visitantes dos 26 estados da federação mais o Distrito Federal", afirma.

O local rende um belo passeio de fim de semana e fotos com visual único, em um ambiente agradável, com muito verde. Além disso, um deque com um leme que simula uma embarcação e uma exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha contemplam o Farol.

Histórico
O Farol entrou em funcionamento em 1871, quando foi inaugurado por D. Pedro II (1840-1889), visando orientar as embarcações que normalmente transitam para os portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Com iluminação inicial a querosene, o farol conta com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas. A torre metálica foi feita de placas trazidas da Escócia em 1870. Atualmente é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.


Imagem aérea mostra o Farol de Santa Luzia, com a orla de Vila Velha ao fundo. (FOTO: Divulgação/PMVV)
O terreno onde está situado o Farol Santa Luzia foi doado a União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue a Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área. Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol.

Por pertencer à Capitania dos Portos, é área de segurança. Porém, um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha tornou possível sua abertura à visitação, depois de dez anos fechado.

Visitação
A Prefeitura de Vila Velha mantém no local estagiários para orientar os visitantes. Ele está aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 09h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30.

O acesso é permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC