Pular para o conteúdo principal

Jornalista capixaba lança biografia de Roberto Marinho em Vitória

O jornalista e escritor Leonencio Nossa lançou nessa sexta-feira (31) sua nova obra, a biografia Roberto Marinho: o poder está no ar, no auditório da Rede Gazeta, em Bento Ferreira, Vitória. O lançamento ocorreu no evento de abertura do 22º Curso de Residência em Jornalismo da emissora, em que o capixaba e repórter especial do Estadão palestrou.

Leonencio Nossa durante a palestra na abertura do Curso de Residência em Jornalismo (FOTO: Reprodução/TV Gazeta)
O livro tem quase 600 páginas e conta a trajetória do proprietário do Grupo Globo da fundação, em 1925, até o lançamento do Jornal Nacional, em 1969, e detalha a participação de Roberto Marinho em momentos políticos do país, inclusive na ditadura militar. Leonencio contou que foram seis anos pesquisando a história do jornalista e empresário, através de acervos públicos e mais de 100 entrevistas realizadas.

Durante a palestra, o autor do livro contou que leu a biografia de Assis Chateaubriand e no fim da obra se iniciava a ascensão de Roberto. "Estava na época de estudante e fiquei esperando a continuação da história. Mas depois vi que quem deveria escrever era eu", lembrou.

Centenas de estudantes lotaram o auditório da Rede Gazeta durante o evento. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Segundo o jornalista, até adversários de Marinho foram ouvidos para compor as páginas da biografia, que nos próximos anos terá segundo volume detalhando fatos entre a década de 70 e a morte de Roberto, em 2003, aos 98 anos.

No evento, Leonencio falou da importância da literatura para o jornalismo e de momentos mais desafiadores do jornalismo. O jornalista ainda respondeu diversas perguntas feitas por estudantes das principais faculdades da Grande Vitória. Após a palestra, na área externa do auditório, o capixaba realizou uma sessão de autógrafos, onde exemplares da biografia eram vendidos.

Outras cenas do evento:
Fotos: Divulgação/Lara Rosado/Andréia Lopes





Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos