Quem passar pela Avenida Leitão da Silva, em Vitória, vai se encantar com uma verdadeira explosão de cores nos muros do Caxias Esporte Clube.
O espaço urbano da região ganhou nesta semana um mural de 670 m², produzido por crianças e adolescentes participantes das oficinas de desenho e pintura do Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES), por meio do projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro”.
![]() |
| Mural apresenta ilustrações, palavras e frases. (FOTO: Divulgação/ICORES) |
São alunos de altas habilidades e superdotação, com idade entre 8 e 16 anos, e que desenvolvem sua criatividade por meio de oficinas de arte.
O conceito artístico do mural compreende uma linguagem lúdica e didática, que mescla imagens e frases, baseando-se em desenhos criados pelas crianças. Dessa forma, elas aprendem sobre os seus direitos e levam esse aprendizado para as famílias e para todas as pessoas que passam diariamente pelo local.
O projeto foi aprovado no Edital 001 do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município de Vitória, por meio do Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav).
Sim à inclusão, não ao bullying
Entre os temas retratados pelas crianças e adolescentes no mural figuram o direito à vida, à saúde, à educação, à liberdade de expressão, à imaginação, a uma família equilibrada, a um lar, à adoção, à cultura, ao amor, ao esporte e à alimentação; juntamente com o direito a brincar, à inclusão, à proteção, ao respeito e à dignidade, à socialização e à segurança nas redes.
Os estudantes também chamam a atenção para a importância de dizer não ao bullying, ao trabalho infantil e a toda forma de violência. Por outro lado, expressam aos adultos mensagens sobre compaixão, gentileza, cuidado e bondade.
Ao todo, as atividades duraram mais de quatro meses, incluindo as oficinas e a pintura do mural. Os desenhos foram selecionados por uma comissão formada pelos professores e artistas Israel Scárdua e Verônica Devens, representando a EMEF Álvaro de Castro Mattos, e pela artista Renata Nunes, integrante da equipe do ICORES.
Olhar infantojuvenil
Para a presidente do ICORES, Zuleica Faria, o mural artístico é pioneiro no Espírito Santo ao abordar os direitos da criança e do adolescente a partir do olhar infantojuvenil.
![]() |
| Mural produzido por crianças e adolescentes participantes das oficinas de desenho e pintura do ICORES. (FOTO: Divulgação/ICORES) |
Na visão do diretor da EMEF Álvaro de Castro Mattos, Paulo Rodrigues, o projeto contribui para a consolidação e democratização do aprendizado dos alunos sobre os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ele ressalta o sucesso da iniciativa, a parceria com o ICORES e a adesão dos alunos. “O projeto tem como proposta a educação através da arte, a promoção da consciência cidadã de crianças e adolescentes e o estímulo ao seu protagonismo”, destaca.
Conjunto de ações
O Instituto ICORES é publicamente reconhecido por sua especialização no atendimento a crianças, especialmente as neurodivergentes, com altas habilidades e superdotação, e por sua metodologia diferenciada que une educação e cultura.
A entrega do mural artístico “Infância que Inspira” integra o conjunto de ações desenvolvidas dentro do projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro”. Em outubro de 2025, os alunos abrilhantaram as paredes da EMEF Álvaro de Castro Mattos com um mural artístico inspirado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
![]() |
| Mural produzido por crianças e adolescentes participantes das oficinas de desenho e pintura do ICORES. (FOTO: Divulgação/ICORES) |
Por sua vez, o mural inaugurado na Av. Leitão da Silva traz uma mensagem tocante, escrita por um dos alunos do projeto, e que fecha a pintura com chave de ouro, nos lembrando que “toda a criança tem o direito de sonhar”.
Serviço
Projeto “Arte Legal: Colorindo Direitos, Construindo Futuro” - Mural artístico “Infância que Inspira”, produzido por alunos da EMEF Álvaro de Castro Mattos
Onde ver: Muro do Caxias Esporte Clube - Rua Marins Alvarino, 35, bairro Itararé, Vitória
Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES)
Apoio: Projeto selecionado pelo Edital 001 do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município de Vitória, através do Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav)
![]() |
| Mural produzido por crianças e adolescentes participantes das oficinas de desenho e pintura do ICORES. (FOTO: Divulgação/ICORES) |
O Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES) tem origem no Instituto “TamoJunto”, criado em agosto de 2009, na cidade de Vitória, com o objetivo de utilizar a arte, cultura, educação ambiental, esporte, lazer e a valorização do ser humano como ferramentas de transformação social.
Em 19 de dezembro de 2020, a entidade amplia seus objetivos sociais, passando a se chamar ICORES. A partir daquele momento, passa a desenvolver projetos em parceria com a Prefeitura de Vitória, a Prefeitura de Vila Velha e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Vitória (Concav), bem como com empresas privadas como ArcelorMittal e Vale.
De dezembro de 2021 a março de 2022, a convite do Coletivo Cores que Acolhem, o ICORES desenvolve todo o projeto pedagógico de pesquisa do projeto “Colorindo o Centro”, que pintou um corredor cultural de mais de 2,7 km contando a história do Centro de Vitória, numa iniciativa da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC).
![]() |
| Mural produzido por crianças e adolescentes participantes das oficinas de desenho e pintura do ICORES. (FOTO: Divulgação/ICORES) |
“Porão em Cores”
Em parceria com a EMEF Álvaro de Castro Mattos, o ICORES lançou o projeto “Porão em Cores”, que retrata, através do audiovisual, o dia a dia dos estudantes com altas habilidades e superdotação daquela instituição – referência internacional na área.
Na área de combate ao abandono e maus-tratos aos animais, em abril de 2024 o ICORES entregou à cidade de Vitória o mural “Amor de 4 Patas”, localizado na descida da Ponte Ayrton Senna, que liga os bairros Praia do Canto e Jardim da Penha. Com cerca de 250 m², a obra contou com a parceria da Sociedade Protetora dos Animais do Estado do Espírito Santo (Sopaes).
O ICORES encontra-se regularmente inscrito no Conselho de Assistência Social de Vitória (COMASV) e no Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (CONCAV), promovendo palestras, rodas de conversa, cursos de culinária, pintura, desenho, elaboração de projetos culturais e artesanato, entre outras atividades, como forma de inclusão e de mitigação de desigualdades e da violência.


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário