Pular para o conteúdo principal

Maestros capixabas participam do maior congresso de educação musical do mundo nos EUA

Os maestros e professores de música Eduardo Lucas e Marcelo Dutra representarão o Espírito Santo no prestigiado Midwest Clinic International Band, Orchestra and Music Conference, que ocorrerá desta quarta-feira (18) a sábado (21), em Chicago, nos Estados Unidos.

O maestro Eduardo Lucas atua em importantes grupos musicais. (FOTO: Divulgação)
Este evento, reconhecido como o maior congresso de educação musical do mundo, reúne mais de 18 mil participantes de todos os 50 estados dos EUA e mais de 40 países, oferecendo uma experiência única de aprendizado e networking.

A conferência inclui uma ampla programação de clínicas, exposições de materiais e palestras com ícones da música e do ensino, além de debates sobre tendências e perspectivas futuras na educação musical e na indústria da música.

Para Eduardo Lucas, o convite para participar da Midwest Clinic é uma oportunidade ímpar. "Receber o convite para o Midwest Clinic é uma chance única de me conectar com as principais lideranças globais em educação musical. Nosso objetivo é adquirir novos conhecimentos e nos inspirar em ações inovadoras que definem os rumos da música no cenário mundial", diz.

E completa: "Além disso, queremos compartilhar no evento as iniciativas de impacto social que realizamos no Espírito Santo. Acredito que a educação musical transforma vidas e promove inclusão. Por isso, nossos alunos merecem o máximo da nossa qualificação."

Marcelo Dutra é CEO do Instituto Cultural das Montanhas. (FOTO: Allex Cordeiro)
Marcelo Dutra destaca a relevância deste momento em sua trajetória. "Estou extremamente feliz com essa oportunidade. Participar deste congresso representa a realização de um sonho e um marco na minha carreira como educador musical.

Segundo Dutra, "é um espaço privilegiado para aprendizado e troca de experiências com grandes referências da área. Tenho certeza de que essa vivência enriquecerá minha prática pedagógica e, consequentemente, as ações que realizo em Afonso Cláudio e municípios vizinhos."

Sobre os maestros
Eduardo Lucas é maestro e CEO do Instituto Cultura Viva. Atualmente, cursa doutorado em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e é mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo de sua trajetória, foi maestro da Banda Sinfônica e da Jazz Band Vale Música por 10 anos.

Atualmente, atua como professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e maestro de importantes grupos musicais, como a Orquestra Jovem Capixaba, Orquestra da Quebrada, Orquestra Ammor e Malê Big Band.

Marcelo Dutra, também maestro e educador, é mestre em artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professor do programa Música para Todos da Fames.

É regente da Banda Musical São Sebastião e CEO do Instituto Cultural das Montanhas, que oferece formação musical e esportiva gratuita para mais de 300 pessoas em Afonso Cláudio.

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória