Pular para o conteúdo principal

Banda Sinfônica Vale Música apresenta concerto gratuito no Teatro Glória

O amor pela vida, a esperança e a fraternidade são temas presentes no novo concerto da Banda Sinfônica Vale Música, intitulado Luz Imortal. O espetáculo será realizado no sábado (15), às 19 horas, no Teatro Glória, em Vitória, com regência do maestro titular Eduardo Lucas e participação especial do maestro Eduardo Pereira (SP), expoente da nova geração de regentes brasileiros.

A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18 horas. O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apresentação da Banda Sinfônica Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
A ideia do espetáculo Luz Imortal, segundo o maestro Eduardo Lucas, foi extraída da peça homônima do compositor Alexandre Travassos (SP), uma das obras selecionadas para o concerto.

“Esse título está vinculado ao poema Imortal Atitude, de Cruz e Sousa, que é lindíssimo e se relaciona com a possibilidade dessa chama que não se apaga, do amor pela vida, da transformação, do momento sombrio que atravessamos durante a pandemia, das perdas que tivemos. Mas o amor, a paixão, a fraternidade, o altruísmo são chamas que estão em nós e são luzes que nunca se apagam”, aponta.

Etapas
O concerto será dividido em três etapas. Na primeira, o maestro assistente Harilson Rodrigues vai conduzir a Banda Intermediária, formada por alunos em fase de preparação para integrar a Banda Sinfônica.

Na segunda parte, o maestro Eduardo Lucas vai reger a Banda Sinfônica Vale Música nas obras And grant me, Lord, to do, de Johann Sebastian Bach; Luz imortal, de Alexandre Travassos; e O meteorito de Bendegó, de Leonardo Gorosito.

Tanto Luz Imortal quanto O meteorito de Bendegó serão apresentadas ao público pela primeira vez, com a Banda Sinfônica Vale Música tendo a primazia de executar a estreia mundial dessas composições.

 Inspirada no fragmento de corpo celeste encontrado em 1784, na região de Monte Santo, no sertão da Bahia, O meteorito de Bendegó é um dos desafios impostos pelo repertório aos alunos da Banda Sinfônica Vale Música, de acordo com o maestro Eduardo Lucas.

“A música nos leva a sentir a descida desse meteoro na Terra e a influência da música baiana na obra. A última parte tem os ritmos tipicamente baianos e a percussão faz esse trabalho muito bem feito. É um repertório sinfônico, extremamente difícil, e apresenta muitos desafios técnicos para todos os naipes que atuam na Banda Sinfônica”, comenta.

O maestro Eduardo Lucas faz a regência da Banda Sinfônica Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
Maestro convidado
A terceira e última etapa do concerto contará com a participação especial do maestro Eduardo Pereira, que vai reger a Banda Sinfônica Vale Música em seis peças de diferentes compositores.

Considerado um dos regentes mais versáteis de sua geração, Eduardo Pereira é doutorando e mestre em Regência Orquestral pela UNICAMP, sob a orientação do maestro Eduardo Ostergren, e transita entre o repertório sinfônico, o teatro musical e os grandes espetáculos.

Apresentou-se com as mais importantes orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfôni ca de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Sopros Brasileira e a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Entre seus principais trabalhos, destaca-se a direção musical do maior Cine Concerto do mundo, a trilogia O Senhor dos Anéis, além da turnê In concert, de Guilherme Arantes, o tributo Queen Experience in Concert e o show de abertura do Rock in Rio 2022, no Palco Mundo, com a banda Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Atualmente é diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

Para o maestro Eduardo Lucas, a participação de Eduardo Pereira representará uma experiência enriquecedora para os alunos da Banda Sinfônica Vale Música.

“O Eduardo Pereira é uma das promessas da nova geração de maestros brasileiros. Tem ampla atuação tanto na música de concerto de orquestra, e de concerto de banda, quanto nos musicais da Broadway que acontecem no Brasil”, descreve.


Serviço
Concerto "Luz Imortal", com a Banda Sinfônica Vale Música
Data e horário: 15/out (sábado), às 19h
Local: Teatro Glória/Centro Cultural Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Ingressos: gratuitos (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h)
Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o espetáculo irá disponibilizar tradução intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

 
Programa:
Banda Intermediária
Maestro assistente - Harilson Rodrigues
1 - O morning star! How fair and bright - Johann Sebastian Bach
2 - Aztec Sunrise - John Edmondson
3 - Cambridge Overture - Anne McGinty

Banda Sinfônica Vale Música
Maestro titular - Eduardo Lucas
1 - And grant me, Lord, to do - Johann Sebastian Bach
2 - Luz imortal - Alexandre Travassos
3 - O meteorito de Bendegó - Leonardo Gorosito

Maestro convidado - Eduardo Pereira
4 - Sparks - Brian Balmages
5 - Second suite in F for military band - Gustav Holst
6 - A Highland Rhapsody - Jan Van der Roost
7 - Variações sobre o “Sapo Cururu” - Renato Goulart
8 - Shain Park Celebration - Anne McGinty
9 - Of Castles and Legends - Thomas Doss

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos