Pular para o conteúdo principal

Restaurado, prédio da Fafi é entregue com emoção e apresentações culturais

Os delicados pés das pequenas bailarinas que deram vida à coreografia "Brincando no Parque", no pátio externo do prédio, marcaram o retorno das atividades da reformada Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, no último sábado (30), no Centro de Vitória. 

A apresentação marcou uma série de atividades protagonizadas por alunos da instituição que fizeram parte da programação cultural da entrega de restauro e reforma da edificação. 

Foram, ao todo, 14 coreografias, entre o balé, a dança contemporânea e o estilo livre, um pocket show da Orquestra de Cordas Fafi, que emocionou o público ao executar parte do Concerti Grossi de música barroca, de autoria de Corelli, além do solo de dança "Cisne Negro", que encerrou a programação.

Entrega da Fafi, em Vitória, após obras de restauro e reformas contou com apresentações culturais. (FOTO: Diego Alves/PMV)
O prefeito Luciano Rezende, que descerrou a placa que marcou a entrega do equipamento, destacou a importância desta entrega para a região do Centro. 

"Gostaria de agradecer aos pais e alunos pela parceria nesta obra de restauração. Estamos entregando para a cidade de Vitória um equipamento que não é só importante para a arte, mas é também muito importante para a revitalização do Centro. Uma escola como está, ao lado de outros equipamentos, vai criando um circuito cultural de arte para marcar a nossa cidade", disse o prefeito, que também parabenizou três alunas de dança da instituição pré-selecionadas para uma vaga na sede do Ballet Bolshoi.

O secretário de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, destacou a importância do espaço. "Hoje é um dia muito feliz. Gostaria de agradecer aos pais, alunos, instrutores, a todos que estão aqui. Essa obra é uma obra de política cultural. E política pública é acesso, execução, é dar oportunidade para as pessoas. A gente está para trabalhar pra vocês. A escola é de vocês. Aproveitem-na", afirmou Grijó.

A coordenadora da escola, Zila Nascimento, muito emocionada, lembrou-se da importância do trabalho em grupo e da parceria entre os profissionais e comunidade. 

"São muitas lutas, mas muitas vitórias. Queria agradecer também aos profissionais da Fafi. Cada instrutor, cada servidor, nossos coordenadores. É essa construção diária que traz os nossos resultados", reiterou Zila.

Restauro e reforma
A obra contemplou o restauro da fachada, do telhado, do piso e das pinturas parietais da edificação, além da revisão elétrica e do sistema de climatização do prédio. 

A edificação também passou por adequações referentes às normas técnicas de acessibilidade, com a construção de rampa, adequação dos banheiros, construção da calçada cidadã e instalação de um elevador, tornando o espaço acessível para um número maior de pessoas, inclusive para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.

Além disso, durante o processo de prospecção, os restauradores encontraram duas pinturas parietais - uma das mais antigas formas de decoração e muito usada por artistas até o século XX - nas salas de dança, que foram recuperadas e estendidas para todo o ambiente.

Durante o período de reforma e restauro, a Fafi manteve todas as suas atividades em uma sede provisória. Apenas em 2017, a escola atendeu 941 alunos, divididos entre os cursos técnicos de Teatro e Dança, no curso básico em Dança Clássica e nas oficinas de Dança, Teatro e Música. 

A Orquestra de Cordas Fafi, formada por professores e alunos, realizou 30 apresentações. O curso técnico de Teatro montou a peça Epicênico e os alunos de dança realizaram o espetáculo Que Saudades Daquela Época.

Após a entrega do prédio, será realizado o processo de transferência dos equipamentos e mobiliários, que estão na sede temporária da Fafi, localizada na praça Ubaldo Ramalhete, iniciando as atividades do segundo semestre da escola. 

As obras de restauro e reforma da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi são uma parceria entre as secretarias de Cultura, Obras e Habitação e Desenvolvimento de Vitória.

Com informações da PMV

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC