Pular para o conteúdo principal

História e turismo: aventura e desafios do Mestre Álvaro

Desafio, aventura, superação e recompensa. Essas são algumas palavras que podem definir o Mestre Álvaro, que fica em Serra, na Grande Vitória. O monte é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Estado. É declarado desde 1991 uma Área de Proteção Ambiental (APA).

O Mestre Álvaro possui 833 metros de altitude, sendo uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Com o tempo firme, é possível uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas. São vistos os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Viana, e parte de Domingos Martins, além de uma bela vista do oceano Atlântico.

Rico em fauna e flora, o Mestre Álvaro possui 833 metros de altitude e é considerado um dos maiores planaltos da costa brasileira. Somente a avifauna possui mais de 150 espécies registradas, segundo levantamentos da Associação dos Amigos do Mestre Álvaro. Chamam a atenção também espécies raras de primatas, como o Macaco-prego e o Bugio, além de lontras e jacarés.

Na história, relatos dão conta, que 20 anos após a chegada do donatário Vasco Coutinho ao Espírito Santo, com a fundação da Capitania, surgiu o primeiro aldeamento de índios na região do Mestre Álvaro. Inclusive, a montanha foi desenhada por Dom Pedro II, em 1860. As informações estão no livro Viagem de Pedro II ao Espírito Santo, de Levy Rocha.


        
As trilhas disponíveis são a Principal ou Norte, com saída da Igreja Católica de Serra-Sede, a de Furnas, saindo de Jardim Tropical, a de Pitanga, a de Três Marias, com saídas pela caixa d'água ou pelo restaurante, e a de Pedra Grande, que tem acessibilidade para crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

As imagens são do trajeto pela trilha iniciada em Furnas, considerada um das mais seguras e bonitas, com um grupo de 15 pessoas, além de dois monitores. Um das pessoas do grupo é Bruna Borges, que trabalha como operadora de caixa. Ela falou da sensação de estar no monte. "A sensação de estar aqui é maravilhosa, curtindo esta vista linda do Mestre Álvaro", conta Bruna.

O monitor Patrick Martins Castelo falou do trabalho desenvolvido com relação ao Mestre Álvaro, destacando a preservação do local. "Sou guia e monitor de trilha no Mestre Álvaro a 16 anos. A atividade guiada que a gente faz mostra a educação ambiental, mostra o que o morro tem de legal. As cachoeiras, conversa sobre o lixo que as pessoas vem e teimam em deixar na montanha. A gente passa tudo isso para que as pessoas tenham esse amor que temos com o morro. A montanha é de todo mundo desde que cuidem", finaliza Castelo.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC