Pular para o conteúdo principal

Festival de Graffiti promove cultura em bairro da Serra

Sammuca 05 é uma das atrações do festival na Serra. (FOTO: Divulgação)
O final de semana vai ser de muita cultura na Serra. Arte, oficinas, debates, música e outras atrações fazem parte da programação do I Festival de Graffiti, que acontece neste sábado (27) e domingo (28) no bairro Jardim Tropical. O evento faz parte do projeto "Mais Cultura, Menos Violência", e é fruto de uma iniciativa de caráter comunitário impulsionada pelo grupo Equipe Botocudos. Desde janeiro, estão sendo realizadas diversas intervenções culturais no município.

Nos dois dias de eventos, o público poderá conhecer o trabalho de mais de vinte grafiteiros, desenhistas e artistas plásticos reconhecidos a nível estadual, nacional e até internacionalmente. Além disso, haverá participação de cinco DJ’s, cinco grupos de hip hop, coletivos de juventude e poesia urbana.

“Dialogando com os jovens do bairro, entendemos que o grafite como pintura e arte-terapia era algo que atraía a eles. Com isso, queremos que os muros pichados com mensagens agressivas, muitas vezes relacionadas a demarcação de território e tráfico de drogas, ganhem mais beleza e cores por meio do grafite, deixando o bairro mais bonito”, explica Fabiano Jesus, um dos organizadores do evento. A organização não contou com patrocínios de governos ou empresas, sendo feito apenas a partir da colaboração da população da comunidade, que cedeu seus muros para as intervenções artísticas e contribuiu com doações de comidas e materiais necessários. Além disso, diversos artistas das periferias da Grande Vitória ofereceram seus shows dentro para fazer parte da programação.

Fabiano Jesus reclama da total falta de atividades culturais para a juventude nos bairros da periferia. “Acreditamos que o fato de a juventude não participar de nenhuma movimentação cultural faz com que sejam mais alienados, que não tenham visibilidade e nem participação ativa nas ações positivas que acontecem nas comunidades. Sem acesso à cultura, os jovens são alvos fáceis para a violência política e policial”, considera.

Cultura com consciência é o desafio, e por isso de forma complementar às atividades artísticas serão realizadas oficinas relacionadas com a valorização da cultura e beleza negra e rodas de conversa sobre a violência contra a mulher e contra a juventude negra e periférica.

Por meio da ação, além de promover entretenimento e formação política e cultural, o grupo organizador pretende chamar a atenção das autoridades sobre a carência de apoio a iniciativas culturais nas regiões de periferia, e como estas podem sem um potente instrumento para combater a violência presente em muitas localidades. “Toda brecha que o governo deixou, o crime abraçou. Agora queremos que por meio da cultura possamos abraçar estes jovens e dar outra perspectiva de futuro e de participação na comunidade.”

Desde o início do ano já foram realizadas diversas atividades com poesia, hip hop, sound system, bailes black, encontros de DJs em diferentes lugares com Jardim Tropical, Barcelona, José de Anchieta II e Jacaraípe. A periferia quer se expressar, cansou de ser invisível.

PROGRAMAÇÃO
- Sábado (27/ago)
10h00 - Inicio dos Graffitis
14h00 - Instituto das Pretas: oficinas de turbante e tranças afro; roda de conversa sobre empoderamento político social, violência contra a mulher e violência contra a juventude negra e periférica.
16h00 - DJ Jota com o melhor dos Bailes anos 80 e 90
17h00 - Ranna MC (Rap de cunho feminino)
17h40 - Luciano MC
18h20 - Ray Vieira (Rap de cunho feminino)
19h00 - DJ Erick Jack (Estúdio Macrophono)
19h40 - Taig
20h20 - Sagaz (Suspeitos na Mira)
21h00 - Mano Feijó / Viva a Rima!!!
21h40 - Baile Black com os DJs: Jesus e Dreadluck
00h00 - Encerramento 
- Domingo (28/ago)
10h00 - Inicio dos graffitis
14h30 - Fusão Crioula (Afroexperimental)
15h20 - Derick Riadla e Coletivo Rapcomopoesia
16h20 - Sammuca 05 e Projeto Vinil 27
17h20 - Sound inna the Guetto 4ª Edição - Jesus Dread
18h20 - Systah Ylu (Ufo.dub)
19h20 - Fusion Dub
20h20 - Pajelança (Ufo.dub)
22h00 - Encerramento

Apresentadores: Sagaz e Jesus
Local: Rua Santa Rita - Jardim Tropical, Serra.
Como chegar: A partir do Terminal de Carapina: tomar o ônibus 821 - José de Anchieta. Descer no ponto do Supermercado Extra Forte (antigo Coutinho) em Jardim Tropical, Aí é só seguir a música. Mais Informações: 99953-2999
Apoio: Johnny kock, Cyborgue Tattoo, Instituto das Pretas, Betosilk e Vick, Marquinho da Gráfica, Mirante Jornalismo, Luciano da Kombi, Eraques, todos os moradores e comerciantes locais.
Realização: Equipe Botocudos - Sebastião Cancio, Luhan Gaba, Jesus Dread e Karen Valentim

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos