Promover o diálogo de diferentes linguagens por meio da improvisação entre músicos, dançarinos e fotógrafos com uma direção de coreografia: esta é a proposta inovadora do projeto Jogo de Dentro, que será realizado nesta segunda-feira (23), terça-feira (24) e quinta-feira (26), no Espaço Ladeira, no Centro de Vitória.
As apresentações serão na segunda-feira, das 15 às 18 horas, na terça-feira, das 19 às 22 horas, e na quinta-feira, das 20 às 23 horas. A entrada é gratuita.
Ensaio para o projeto Jogo de Dentro. (FOTO: Thayrone H.) |
A atividade tem como foco o fomento da cultura urbana em suas diversas expressões artísticas, apostando na interação com o público e na criação coletiva dos participantes.
À frente do projeto está a mente criativa da dançarina, professora de dança e produtora cultural Yuriê Perazzini. Ela é cofundadora da UDES, juntamente com a visual merchandiser Zênia Cáo, e desde 2016 coordena a Casa Urbana, espaço cultural localizado em sua própria residência, no bairro Maruípe, em Vitória.
No local, a coordenadora desenvolve ações de formação, pesquisa e residência artística, em diálogo com as danças afro-urbanas, e realiza eventos voltados para a cultura de base comunitária.
Em “Jogo de Dentro”, Yuriê atuará como diretora coreográfica, conduzindo um time de artistas totalmente composto por pessoas pretas e indígenas.
Entre os participantes do projeto estão o músico, educador, compositor e poeta Gessé Paixão; o produtor musical Leandro Bonfim; a bailarina, arte-educadora e angoleira Makapon Puri; a dançarina urbana Nick Sacre; o artista da dança, capoeirista, dreadmaker e produtor cultural Danilo dos Anjos; e o fotógrafo, geógrafo, professor e capoeirista Douglas Bonella.
Ao longo dos encontros, que terão, em média, 1h30 de duração, serão criadas sequências coreográficas em um jogo-dança por meio do diálogo entre músicos, dançarinos e fotógrafo, a partir do direcionamento da coreógrafa.
“A iniciativa propõe experimentações, por meio de jogos lúdicos, que podem ser compreendidos como composições coreográficas: texturas, tempo, velocidade, espaço e subjetividade, tudo acontecendo ao vivo”, detalha a diretora Yuriê Perazzini.
“É importante dizer que o fotógrafo também entra na dança. Ele joga com a luz e cria diálogos entre os movimentos de sua câmera, os movimentos dos corpos e os sons”, acrescenta.
Enquanto o jogo se desenvolve, o público é convidado a entrar na dança e a interagir diretamente com os artistas. Ao final de cada apresentação haverá uma roda de conversa em que todos os participantes poderão descrever suas impressões em relação à experiência.
“Será um momento de reflexão sobre as questões raciais e as culturas urbanas pretas e periféricas em diáspora”, adianta Yuriê.
O título do projeto é inspirado no jogo de capoeira, onde acontece o diálogo entre música e movimento. Para a coreógrafa, “Jogo de Dentro” configura-se como lugar de diálogo interno entre quem toca e quem se move, assemelhando-se à manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos da dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade.
“Na capoeira, a relação se dá entre quem toca o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô, e os capoeiristas que jogam no centro da roda. Algo similar acontece nas jams das danças urbanas e nos movimentos da sound system, em que as pessoas chegam para tocar, dançar e improvisar coletivamente”, ensina.
Juntamente com a capoeira, a trilha musical executada ao vivo trará elementos do congo, de modo a valorizar a cultura popular do Espírito Santo.
Entre as contrapartidas do projeto “Jogo de Dentro” está a realização de um vídeo contendo as ações resultantes dos encontros, com cerca de cinco minutos de duração, que será publicado no Instagram e no YouTube.
Serviço
“Jogo de Dentro” - Projeto de danças urbanas dirigido por Yuriê Perazzini
Datas e horários: 23/set (segunda-feira), das 15h às 18h; 24/set (terça-feira), das 19h às 22h; e 26/set (quinta-feira), das 20h às 23h
Local: Espaço Ladeira - Rua Nestor Gomes, 277, Edifício Anchieta, Centro, Vitória
Projeto selecionado pelo Edital 03/2022 - Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba - da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Comentários
Postar um comentário