Uma produção realizada por meio da Lei Paulo Gustavo Cariacica, o documentário Marisqueiras - Vida no mangue, de Maria Zalem Ramiro, vai ter sua primeira exibição nesta quarta-feira (14), às 19 horas, em Porto de Santana.
O filme oferece um olhar sensível sobre o cotidiano, a luta, a ancestralidade e a força das mulheres que tiram seu sustento da mariscagem na região.
![]() |
Documentário registrou rotina das marisqueiras de Porto de Santana. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Cariacica) |
O projeto nasceu do desejo de dar voz e visibilidade à história de tantas mulheres guerreiras que encontraram no mangue não apenas o seu sustento, mas, também, um legado de sabedoria, de luta e de união.
Este documentário convida o público a mergulhar nas vidas de gerações de marisqueiras, como a Neia, que é presidente da Associação dos Pescadores Artesanais de Porto de Santana e Adjacências (APAPS).
Dentro do grupo, ela é símbolo de força, de conhecimento ancestral e de uma profunda preocupação com a preservação do seu ofício e do ecossistema que o sustenta.
![]() |
O projeto nasceu do desejo de dar voz e visibilidade à história de tantas mulheres guerreiras. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Cariacica) |
Estreia do documentário “Marisqueiras - Vida no mangue”, de Maria Zalem Ramiro
Data e horário: 14/mai (quarta-feira), às 19h
Local: Rua Martins, 51, Porto de Santana, Cariacica
Comentários
Postar um comentário