O videoclipe da canção Sou Negro, da cantora Monique Rocha, será exibido nesta sexta-feira (27), às 18 horas, dentro da programação do aniversário de 29 anos do Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), que fica no Centro de Vitória.
![]() |
Monique Rocha com o compositor Jean Carlos. (FOTO: Thais Gobbio) |
A cantora estará presente para falar sobre o clipe, que ela define como “uma canção de amor e luta”. Sou Negro é uma canção que fala da luta, do racismo, da escravidão, da autoestima, do amor, e da beleza do povo preto”, explica a cantora sobre a composição do parceiro Jean Carlos.
Na mesma data, a partir das 17 horas, serão abertas três novas exposições: Estandarte Negro, do artista e pesquisador de memória negra Rômulo Corrêa; Òrìṣàs, do artista, grafiteiro e militante do Movimento Negro e do Hip Hop, Sagaz; e Personalidades Negras, exposição permanente do espaço.
Rômulo Corrêa é o diretor de arte do videoclipe Sou Negro, que tem direção de Cintia Braga. O clipe retrata um casal da realeza africana em plena favela brasileira, mostrando suas ruas, suas vielas e seus contrastes.
Interpretados por Monique Rocha e pelo compositor Jean Carlos, os personagens transitam no meio da mata, para transmitir a ideia de ancestralidade. "Mostramos através do clipe que os negros não são descendentes de escravos e, sim, de reis e rainhas", destaca Monique.
Para representar a valorização da cultura afro-brasileira, o vídeo apresenta personalidades negras capixabas de vários segmentos, na área da educação, da política, da juventude, dos movimentos sociais, da diversidade de gênero e das artes.
"Temos atores, poetas, intelectuais, cantores, bailarinos, personalidades do carnaval, pessoas do congo e do rap", descreve a cantora. "São pessoas que fazem parte da minha trajetória como artista e outras por quem tenho grande admiração", revela.
O projeto foi contemplado no Edital 007/2021 da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.
Leia mais
Mucane
A programação do mês de aniversário do Mucane prevê atividades gratuitas de classificação indicativa livre, no período de 13 a 28 de maio. Entre as ações em curso estão a abertura de três exposições, oficinas, cinedebates, atividades educativas e apresentações culturais.
O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) foi criado no dia 13 de maio de 1993, por meio do decreto nº 3527/1993, do governo estadual de Albuíno Azeredo, um dos primeiros governadores negros do Brasil. No local, acontecem cursos e oficinas de formação cultural, debates, exposições e apresentações voltadas à história e à identidade negra.
Serviço
Exibição do videoclipe “Sou Negro”, de Monique Rocha
Data e horário: 27/mai (sexta-feira), às 18h
Local: Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) – Av. República, 121, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
Comentários
Postar um comentário