O Teatro Carlos Gomes, situado na praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, receberá uma série de reformas para a restauração do edifício e melhora do sistema de som e climatização.
![]() |
O Teatro Carlos Gomes passará por nova reforma e continua fechado. (FOTO: Divulgação/Secult-ES) |
Um dos principais teatros do Espírito Santo, o mesmo está fechado há quase dois anos. Contudo, ainda não existe previsão para o início das obras e o retorno do funcionamento do local.
Essa informação foi dada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), que, através de nota, disse estar elaborando um projeto para a reforma em parceria com o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).
Ainda de acordo com a Secult-ES, o valor das obras só será divulgado depois do processo de licitação. O órgão avalia um novo modelo de gestão, envolvendo a parceria público-privada.
História
Em 1924, o único teatro de Vitória, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio e o governo aproveitou a oportunidade para alargar a Praça Costa Pereira e abrir a rua Sete de Setembro.
Dessa forma, o Teatro Carlos Gomes foi edificado por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. A obra foi concluída em janeiro de 1927 e tem um estilo arquitetônico eclético.
Em 1929, com a crise do café, o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao governo estadual, que passou a administrá-lo.
O Teatro Carlos Gomes chegou a ser restaurado, pois seu terreno sofreu instabilidade, já que foi construído em área de aterro sobre o mar. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.
Comentários
Postar um comentário