Pular para o conteúdo principal

Concurso de edições sobre o Espírito Santo na Wikipédia premia participantes

Com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade da informação na Internet em português sobre o Estado do Espírito Santo, o Wiki Movimento Brasil (WMB), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), realiza ao longo do ano diversas atividades para engajar a comunidade de editores capixabas e agregar novos contribuidores aos projetos Wikimedia, incluindo a Wikipédia.

Vista aérea da cidade de Vila Velha. (FOTO: Arquivo/PMVV)
O Wiki Loves Espírito Santo contará com parcerias para disponibilização de acervos de instituições culturais locais, ocupação de municípios e oficinas remotas de edição dos projetos. A primeira atividade é o Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo, um concurso de edições na Wikipédia, lançado em abril.

Qualquer pessoa que respeite as regras da Wikipédia pode participar do Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo. Basta criar uma conta de usuário nos projetos Wikimedia, escolher ao menos um entre os artigos que fazem parte da lista de artigos definida para o concurso, e começar as edições até 12 de julho. Poderão ser aprimorados todos os verbetes que façam parte da lista de artigos definida para o concurso, que está dividida em quatro eixos temáticos: patrimônio histórico e cultural, festividades e religiosidade, territórios e paisagens, biografias e diversidade.

Haverá premiações para os editores e editoras que obtiverem as maiores pontuações, obedecendo as regras do concurso. São cinco faixas de premiação e os vencedores poderão ganhar de R$ 200,00 a R$ 2.500,00 em vale-compras. Serão consideradas apenas contribuições referenciadas, de acordo com as regras da Wikipédia e edições que contribuam de fato com o artigo. 

As edições serão avaliadas regularmente pelo comitê organizador e ao longo do período do wikiconcurso, será realizada uma série de atividades, incluindo maratonas de edição que estudarão sobre tópicos correlatos aos eixos definidos no concurso.


Índice de informações baixo
O Wikiconcurso Wiki Loves Espírito Santo é uma das atividades que integram o Wiki Loves Espírito Santo, iniciativa que visa melhorar a qualidade das informações sobre o Estado do Espírito Santo nos projetos Wikimedia. A partir da cooperação entre a comunidade wiki e instituições locais, o projeto busca melhorar a cobertura de informações sobre o Estado, que atualmente ainda é baixa.

Exemplo disso é que dos 78 municípios do Espírito Santo, apenas 32 possuem imagens no Wikidata, e só 15 possuem imagens no Wikimedia Commons, afetando a sua representatividade na Internet.


Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena